4 de maio de 2015 Share

Conversão de medidas rurais

André Villaça – Consultoria

Você sabia que nem todos os terrenos/imóveis são medidos da mesma forma? Por exemplo, nem todos são medidos em m², apesar de ser uma das medidas mais comuns no que diz respeito a apartamento e casas. No entanto, fazendas, haras e terrenos de imóveis rurais, geralmente, são medidos de forma diferentes, e isso pode variar de região para região do Brasil. Algumas chácaras e sítios/fazendinhas são medidos em m², ora por ser considerada a área construída, como também, por não chegarem a ter 10.000m². Para conhecer algumas medidas e saber como convertê-las, preparamos uma lista de medidas e como podem ser convertidas. Confira!

Hectare

A abreviatura da medida Hectare pode ser ha ou hec. Essa unidade de medida é composta pelas palavras hect (o) e are. E para cada Um ha, temos o equivalente a 10.000m² (dez mil metros quadrados), 100 (cem) ares ou ainda um hectômetro quadrado e se trata de um padrão internacional, ou seja, em qualquer lugar do mundo o hectare terá sempre a mesma medida.

Alqueire

Palavra que se origina do árabe era usada para designar as bolsas ou cestas que eram colocadas sobre o dorso dos animais para o transporte de carga. Contudo, começou-se a adotar tais bolsas para medir secos ou grãos, uma vez que o peso era padronizado de acordo com o tamanho do animal, bolsa e carga. Depois essa medida começou a ser usada, também, para designar área de terra necessária para o plantio. O alqueire, no Brasil, acabou ficando conhecido como uma unidade de medida de superfície agrária equivalente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás a 10.000 braças quadradas (4,84 hectares), e em São Paulo a 5.000 braças quadradas (2,42 hectares). Pode ainda ser unidade de medida de capacidade para secos, equivalente a 36,27 litros ou a quatro ‘quartas’. E também, no Pará, usa-se como medida de capacidade correspondente a dois paneiros ou a cerca de 30 quilos. É importante ressaltar que o alqueire é medido em cada estado brasileiro de uma maneira. Veja:

* Um alqueire mineiro= 4,84 hectares;

* Um alqueire paulista=2,42 hectares;

* Um alqueire baiano= 9,68 hectares;

* Um alqueire do norte=2,72 hectares; Obs.: Existem algumas regiões em Minas que consideram o alqueire como 3,3 ha, e outras regiões principalmente no sul de Minas em que o alqueire é de 2,4 ha comparando-se ao alqueire paulista.

Alqueirão

É a medida utilizada em uma região que compreende o Estado de Cabrália (hipotético). É equivalente a quatro alqueires mineiros tradicionais. Cabrália seria fruto da divisão do extremo sul da Bahia e norte-nordeste de Minas Gerais, uma ideia dos tempos do Império. Nesta região usa-se também a medida de 80 medidas de milho como um ‘alqueirim’ equivalente também a 48.400m².

Outras medidas:

* Um are= 1000m² (mil metros quadrados);

* Um centiares= 100m² (cem metros quadrados);

* Um acre=4.047m² (quatro mil e quarenta sete metros quadrados) ou 0,4047 hectares;

* Um palmo = 8 polegadas = 22 cm.;

* Uma Légua sesmaria= 6.600m;

* Uma Légua marítima= 5.555,55m;

* Uma arroba= 14.689 kg;

* Um quintal= 58.328 Kg;

* Um carro de boi = 40 balaios cheios de espigas de milho com palha, contendo 30 litros de milhos debulhados em cada balaio;

* Braça – também é unidade de comprimento do sistema Inglês equivalente a cerca de 1,8 m;

* Braça quadrada (brasileiro) – medida agrária que se usa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e igual à tarefa, de Alagoas e Sergipe: 3.052m² (uma braça = 2,2 m || 30 braças = 66 m || 30 x 30 braças =4.356m² = braça quadrada);

* Tarefa baiana – Corresponde a uma área de 30 x 30 braços. Portanto uma tarefa é igual a 4.356m². Recomenda-se cuidado, pois existem outras medidas de tarefas em outros estados. Esta unidade de medida, como o próprio nome já diz, é comumente usada na Bahia.

* Tarefa – medida agrária constituída por terras destinadas à cana de açúcar e que no CE equivale a 3.630m², em AL e em SE a 3.052m² e na Bahia a 4.356m². Braça – do latim brachia – plural de brachin (braço). Antiga unidade de medida de comprimento, equivalente a 10 palmos, ou seja, 2,2m (Brasil);