close

ESPUMA DE DAMASCO

 

DSCF7378Ingredientes  

Creme- 1 caixinha de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite (250 g), 2 copos de leite longa vida desnatado, 2 colheres (sopa) de maisena, 1 envelope de gelatina sabor abacaxi, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 ovos e mais 3 colheres (sopa) de açúcar.

Calda: 2 xícaras (chá) de damascos secos picados, 1 copo de leite longa vida desnatado ½ xícara (chá) de açúcar.

Modo de preparar

Creme: Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a maisena e a gelatina dissolvidas no leite, a manteiga, as gemas e o açúcar. Bata muito bem. Em seguida, despeje  esse creme numa panela e leve ao fogo. Mexa sem parar até que engrosse. Espere esfriar e incorpore as claras em neve.

Calda: leve ao fogo uma panela com todos os ingredientes. Deixe ferver até formar uma calda. Retire e despeje sobre o creme.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1h30min

Classificação: fácil

Valor nutricional por porção:

Energia 415 kcal – Proteínas 10 g – gorduras 19,5 g – cálcio 290 mg.

Fonte: Tetra Pak

Fotos: Mario Piroli

Receitas e supervisão nutricional

Daniella Falvino e Thais Duarte

Você sabia?

O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, de sabor mais ácido e polpa menos suculenta. O damasco é nativo da China e por muitos anos o povo dessa região acreditou que ele causava febre, por isso era rejeitado. Existem mais de 40 variedades de damasco. Com o desenvolvimento das formas híbridas, o damasco já é cultivado em regiões de clima temperado.