4 de maio de 2016 Share

Campanha oficial contra a febre aftosa será lançada nesta sexta-feira

Há vários anos que o governo do estado, através da Agrodefesa, lança oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa, em uma determinada fazenda prestigiando criadores que ajudam a formar opinião sobre a necessidade de imunização do rebanho.

Este ano, o lançamento oficial será no Piracanjuba Pró-Campo em Bela Vista de Goiás. Trata-se de um Centro de Excelência criado pelo Laticínios Bela Vista onde técnicos, estudantes, proprietários rurais ou trabalhadores em fazendas, possam buscar tecnologias sobre a produção de leite. Lá existem vários tipos de pastagens, ordenha mecânica, setor de inseminação artificial, lavouras para formação de silagem, sistemas de irrigação e um grande projeto para recria de fêmeas.

Com o lançamento da campanha de vacinação no Pró-Campo, pela primeira vez o governo realiza esse evento em uma propriedade produtora de leite. Até então, essa iniciativa tem sido realizada em propriedades produtoras de rebanhos de corte.

O evento acontecerá às nove horas da manhã e deverá ser prestigiado por centenas de  convidados representantes de órgãos do governo, entidades de classe, estudantes das áreas de agronomia, veterinária e zootecnia além de outros convidados.

SITUAÇÃO DE GOIÁS HOJE

O Estado de Goiás tem avançado muito no processo de imunização do rebanho. Para se ter uma idéia, há 21 anos o estado não registra qualquer foco da doença. A vacinação é feita duas vezes por ano nos meses de maio e novembro e as campanhas tem atingido um alto índice de imunização, acima de 98% de todo o rebanho. Animais com mais de 24 meses não são mais vacinados.

Há alguns anos, a vacinação era feita 4 vezes ao ano e com o recuo da doença, as campanhas foram reduzidas para duas. Um dos motivos, – além da conscientização do produtor,-  foi que não só em Goiás mas no resto do país, passou-se a utilizar a vacinação oleosa. Antes era a base de água com menos eficiência em termos de imunização.

SUSPENSÃO DA VACINA

Goiás e vários estados brasileiros estão trabalhando no sentido de que em breve, a vacinação contra a febre aftosa seja suspensa. Isso porque se considera que nosso rebanho já está totalmente imunizado. No próximo ano, esse objetivo poderá dar um passo muito importante visto que em Goiânia será realizada a reunião anual da Cosalfa – Comissão Sul-Americana na Luta Contra a Febre Aftosa. Recentemente esse encontro foi realizado em Punta Del  leste no Uruguai e o Brasil articulou no sentido de que a entidade possa dar aval para que o país seja considerado área livre de febre aftosa.

Atendendo  a reivindicação de Goiás e do resto do Brasil, as chances para abertura de novos mercados serão grandes como Coréia do Sul, México, Japão e outras nações, muito exigentes em se tratando da qualidade sanitária dos rebanhos.

O Piracanjuba  Pró-Campo do Laticínios Bela Vista se localiza às margens do Rodovia GO-20, km 46 logo depois do complexo industrial no sentido Bela Vista Cristianópolis. Toda a estrutura  logística para o lançamento da campanha foi elaborada pelo Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec, que trabalha também em parceria com a Agrodefesa.

 

(Imprensa – Fundepec-Goias)

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /var/www/html/fundepecgo.org.br/web/home/wp-content/themes/solidus-theme/functions/filters.php on line 214

Warning: Illegal string offset 'rules' in /var/www/html/fundepecgo.org.br/web/home/wp-content/themes/solidus-theme/functions/filters.php on line 221