ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO, PECUARISTAS GOIANOS DEVERÃO VACINAR O REBANHO CONTRA A FEBRE AFTOSA
16 de novembro de 2016 Share

ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO, PECUARISTAS GOIANOS DEVERÃO VACINAR O REBANHO CONTRA A FEBRE AFTOSA

Nos meses de maio e novembro, o Estado de Goiás realiza todos os anos sua campanha de vacinação contra a febre aftosa. Cada etapa dura todo o mês. Assim, até o dia 30 de novembro, todos os pecuaristas devem vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos (búfalos) sob pena de punição com severas multas para os faltosos. No caso de reincidência por falta de imunização do rebanho, a propriedade será interditada segundo a Agrodefesa.

Esse órgão estadual que cuida das ações em favor da qualidade sanitária dos rebanhos, explica que somente os animais com mais de 24 meses é que estão isentos da imunização pois já passaram por 4 etapas. O Estado de Goiás está há 22 anos sem o registro de qualquer foco dessa doença e  prestes a se tornar um Estado livre de aftosa sem vacinação. Todos os seguimentos envolvidos com a qualidade sanitária do rebanho estão trabalhando nesse sentido, principalmente o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec, Agrodefesa e  Superintendência de Agricultura do Estado. Esse novo status dará condições para que Goiás ganhe novos mercados internacionais para venda de carne bovina.

No próximo ano, em abril, será realizada em Goiás, a reunião da Cosalfa – Comissão Sul Americana de Luta Contra a Febre Aftosa. Esta entidade engloba 12 países e mais o Panamá na América Central como convidado especial. O calendário para a realização desse evento bem como local e pauta de palestras, vêm sendo discutidos pelos organizadores e serão temas de uma série de matérias que esse Portal abordará já nos próximos dias.

Nos últimos anos, todas as solenidades de lançamento das campanhas de vacinação contra a febre aftosa são realizadas em alguma fazenda, como forma de prestigiar alguma região do Estado. Este ano os coordenadores da campanha deverão lançar oficialmente o evento na sede do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás em Goiânia no Setor Leste Universitário. O Fundepec, há vários anos vem trabalhando em parceria com a Agrodefesa na tarefa de combate à febre aftosa. Essa iniciativa foi fundamental para que Goiás chegasse ao status, no momento, de região livre da aftosa com vacinação.

Para quem não conhece o Fundepec-Goiás, trata-se de um Fundo Emergencial Indenizatório privado, mantido pelos produtores rurais, através de contribuições espontâneas e foi criado em 1.997. Antes, era uma Fundação de Defesa

Agropecuária. O Fundepec é pioneiro no Brasil e sua criação serviu de modelo para a implantação de entidades semelhantes em vários Estados brasileiros como Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Bahía e Paraíba.

Fonte – Assessoria de Comunicação Fundepec-Goiás

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /var/www/html/fundepecgo.org.br/web/home/wp-content/themes/solidus-theme/functions/filters.php on line 214

Warning: Illegal string offset 'rules' in /var/www/html/fundepecgo.org.br/web/home/wp-content/themes/solidus-theme/functions/filters.php on line 221