close

Workshop Goiás que vai instruir produtores e técnicos sobre qualidade do leite, será transmitido ao vivo pela Internet

Revista-2242

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento editou duas Instruções Normativas a 76 e a 77 no final do ano passado. Nelas, uma série de exigências sobre os novos procedimentos visando alcançar novos índices de qualidade do leite cru entregue aos laticínios.

A partir do dia 27 de maio próximo, essas novas normas do MAPA que envolvem produção, acondicionamento, coleta, transporte entre outros itens, entrarão em vigor. Quem não seguir essas instruções, sofrerá prejuízos porque os produtos que não estiverem dentro dos novos padrões, perderão mercados.

Visando atualizar produtores, técnicos e outros profissionais interessados, o I Workshop Goiás será realizado nesta quinta-feira dia 14 em Goiânia, no Auditório do SESI no Setor Santa Genoveva, à Av. João Leite, 1013, no horário de 8 às 10:00. Também no interior do estado, eventos similares serão realizados nas cidades de Morrinhos, Rio Verde, Uruaçu, Ceres, Pires do Rio, Iporá e Cidade de Goiás.

Vários palestrantes abordarão assuntos como refrigeração adequada, CBT – Contagem Bacteriana Total; CCS – Contagem de Células Somáticas; Retomada de Fornecimento, (depois de interrupções); Plano de Qualificação (por parte dos laticínios); Controle de Brucelose e Tuberculose Bovinas; Boas Práticas Agropecuárias; Atualização de Cadastros de Fornecedores e Produtores de Leite, (dentro do sistema do Ministério da Agricultura); Uso Individual ou Comunitário do Tanque de Resfriamento) além de outros itens.

Programação

Às 8 da manhã abertura com Milk/Coffee. Em seguida, o diretor executivo do Sindileite, Alfredo Luiz Correia fará saudação aos presentes. Igualmente a professora Clarice Gebara, da UFG, falará sobre o evento. O Sindileite e o MAPA estão preparando a impressão de 30 mil cartas que serão entregues aos produtores rurais. Nelas, um resumo das novas normas editadas pelo governo federal sobre qualidade do leite. O Superintendente Regional do Ministério da Agricultura, José Eduardo de França entregará a primeira carta a um produtor presente.

Quanto as palestras, Mayara Souza Pinto, auditora fiscal federal agropecuária do MAPA, falará sobre “Novas Normas para a Qualidade do Leite;” Rodrigo Moreira Dantas e Bruno Meireles Leite, auditores fiscais agropecuários também do MAPA, falarão sobre “Plano de Qualificação de Produtores de Leite.”

O evento em Goiânia será transmitido ao vivo via You Tube cujo link estará disponível nos portais: www.sindileite.org.br;www.sindicarnegoias.org.bre www.fundepecgo.org.br

Serão os moderadores: Edmar Soares Nicolau da UFG; Felipe José de Carvalho Correia e Patrícia Damian da Silva, auditores do MAPA. O evento envolve: Sindileite, Agrodefesa, Centroleite, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Emater, Federação da Agricultura e Pecuária, Senar, Federação das Industrias do Estado de Goiás, Fundepec-Goiás, Ifag, Ministério da Agricultura, Organização das Cooperativas e UFG através das Escolas de Zootecnia e Veterinária.

Inscrições gratuitas:  sinleite@terra.com.br  e saod.go@agricultura.gov.br