Secretaria de Agricultura participa  da Tecnoshow Comigo 2019
8 de abril de 2019 Share

Secretaria de Agricultura participa da Tecnoshow Comigo 2019

Encontros, reuniões, palestras e apresentações de tecnologias e pesquisas integram a programação da Seapa e jurisdicionadas na feira. A intenção é mostrar a importância do setor e porque o agro é o protagonista da economia

 

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participará no dia 8 de abril, às 9 horas, em Rio Verde (GO), da abertura da Tecnoshow Comigo 2019. Ele estará acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia, e de outras autoridades nacionais, estaduais e locais. Durante a solenidade de abertura, o secretário acompanhará a assinatura do decreto, pelo governador, que transfere a sede simbólica do Estado de Goiás para o município de Rio Verde e instala o gabinete do governo na Tecnoshow.

 

De 8 a 12 de abril, o secretário Antônio Carlos, superintendentes e gerentes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) cumprirão agenda de compromissos no Centro Tecnológico Comigo (CTC). Nos dias 8 e 9 de abril, estão programadas reuniões com produtores rurais, para levantar demandas sobre o setor, especialmente da região Sudoeste do Estado, e com representantes de entidades ligadas à agropecuária para apresentação da Seapa e da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Recém-criada – lançamento oficial foi no dia 29 de março -, a câmara será formada por mais de 40 entidades do setor produtivo rural, que atuarão por meio de um grupo de trabalho com foco na elaboração conjunta de uma pauta positiva e propositiva do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás.

 

Nos dois primeiros dias da feira, Antônio Carlos também participará de encontros e reuniões com o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia, e diretores da instituição; representantes do Banco do Brasil; além de sessão solene da Assembleia Legislativa e lançamento do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo, entre outros compromissos.

 

Segundo o secretário, a Tecnoshow mostra a relevância do setor para o Estado de Goiás e o porquê da agropecuária ser a ‘protagonista’ da economia goiana e brasileira. “É uma feira responsável por movimentar bilhões em negociações e por transformar a cidade de Rio Verde na capital do agro. Durante a semana de realização da feira, pessoas de diferentes localidades participam do evento, em um espaço especial que proporciona a oportunidade de aprendizagem, de difusão de tecnologias e inovações voltadas para o campo e de realização de grandes negócios. É o exemplo da importância do setor para a nossa economia e mostra que o agro é de todos”, enfatiza.

 

Palestra

 

Nesta segunda-feira dia 8 de abril, às 13h30, o gerente especial de Projetos e Operação da Seapa, Alexandre Câmara Bernardes, ministrará palestra sobre Contratos do Agronegócio, Mediação e Arbitragem. De acordo com ele, o objetivo é esclarecer sobre as necessidades de arbitragem nos contratos agrários, desdobramentos no agronegócio e nas formas privadas de financiamento. O tema será abordado no auditório2 do Centro Tecnológico Comigo (CTC).

 

Emater

 

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), jurisdicionada à Seapa, apresentará ao público da Tecnoshow Comigo o resultado de pesquisas, novas tecnologias e projetos de inovação que vem realizando para a agropecuária. A Emater terá um grande espaço plantado na feira voltado ao compartilhamento de conhecimento técnico e apresentação dos principais serviços da instituição para os agricultores e produtores rurais e também para estudantes, pesquisadores e o público em geral.

 

De acordo com a gerente de Pesquisa Agropecuária da Agência, Cláudia Barbosa Pimenta, a intenção da é justamente orientar o produtor goiano quanto às novas práticas, produtos e inovações que podem, de alguma maneira, diversificar suas produções e melhorar os resultados de suas propriedades rurais. Além disso, ressalta, a Emater terá, nesta edição, a preocupação de apresentar os trabalhos voltados à sociedade goiana. Neste ano, serão apresentados produtos exitosos como o arroz BRS, o milho AL Bandeirante e o clone de banana-maçã tolerante ao mal-do-Panamá, além da mandioca e do abacaxi ornamental. Paralelamente, a Agência demonstra seu protótipo de técnica de iLPF, o Sistema de Integração Lavoura Pecuária, como possibilidade alternativa de renda para o pequeno produtor, disponibilizando, inclusive, técnicos para orientações.

 

A Tecnoshow Comigo será vitrine ainda para o projeto Horto Medicinal, voltado ao cultivo de plantas capazes de ajudar na prevenção e no combate de doenças. Sob responsabilidade da engenheira agrônoma Taís Ferreira, o horto possui cerca de 200 espécies e é dedicado ao estudo de cada uma delas e suas aplicações. Durante a feira, a Emater irá demonstrar alguns dos tipos mais populares, cujos benefícios à saúde são amplamente conhecidos, como hortelã, carqueja, manjericão, confrei e babosa. Ao todo estarão expostas para o conhecimento do público 20 espécies de plantas medicinais que podem ser utilizadas tanto pela fitoterapia quanto pela homeopatia, que manipula remédios a partir das ervas.

 

Taís pretende apresentar também o potencial das plantas para a aplicação na pecuária, como o capim-citronela, que possui forte ação de repelência, se tornando um repelente natural contra insetos que acometem bovinos e equinos. “Nosso intuito é divulgar o potencial das plantas medicinais como fonte de inúmeros benefícios para pequenos produtores, agricultores familiares e, claro, a sociedade em geral”, informa.

 

 

Fonte:

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Fernando Dantas

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /var/www/html/fundepecgo.org.br/web/home/wp-content/themes/solidus-theme/functions/filters.php on line 214

Warning: Illegal string offset 'rules' in /var/www/html/fundepecgo.org.br/web/home/wp-content/themes/solidus-theme/functions/filters.php on line 221