O FUNDEPEC GOIÁS

É um Fundo Emergencial Indenizatório criado pelos pecuaristas goianos em 1997. É o maior Fundo do País e serviu de modelo para a formação de outros Fundos estaduais que hoje chegam a 20 instituições. A criação desses Fundos é inclusive uma exigência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), entidade centenária com sede em Paris e que representa cerca de 185 países.

O Fundepec-Goiás tem como objetivo, além de ressarcir os pecuaristas para o caso de abate sanitário de animais acometidos das chamadas doenças de notificação obrigatória, propor subsídios às políticas de desenvolvimento da pecuária; divulgar e promover campanhas voltadas à profilaxia e ao desenvolvimento técnico da pecuária em auxílio ao órgão de defesa sanitária animal do Estado de Goiás, no caso a Agrodefesa; defender os interesses gerais e comuns de setor pecuário em níveis estadual e nacional; apoiar com recursos financeiros os programas e projetos de sanidade animal em desenvolvimento no Estado de Goiás; promover cursos, seminários, encontros, congressos e outros eventos destinados ao desenvolvimento da pecuária como atividade sustentável.

O Fundepec-Goiás é reconhecido hoje em todo o mundo inclusive elogiado pela própria Organização Internacional de Saúde Animal, como sendo a entidade mais consistente no Brasil, em se tratando de seus objetivos como atuar em parceria público-privada, desenvolver com pesquisas e proteger o rebanho dos pecuaristas contribuintes.

Goiás hoje é detentor do segundo maior rebanho bovino do País, (dados do IBGE). atingindo cerca de 23 milhões de cabeças; é a região que alcança os maiores índices de vacinação anual contra a febre aftosa e isso tem proporcionando um dado interessante: há 25 anos o Estado não registra qualquer foco dessa doença.

 É um Fundo formado pelas oito maiores entidades do agronegócio em Goiás que são, as Associações de Criadores de Zebu, Avicultura e Suinocultura; Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – SGPA; Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás – FAEG; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB; Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne e Sindicato das Indústrias de Laticínos do Estado de Goiás – Sindileite.

Imprensa-Fundepec-Goiás